Gestão de Projetos
Nos dias atuais o gerenciamento de projetos se tornou um pilar empresarial, a figura do gestor ocupa lugar de destaque no mercado e se tornou hoje uma profissão desejada por muitos. Mas um gestor de projetos não é apenas um “chefe” ele possui uma contribuição muito mais abrangente dentro da empresa.
O que podemos entender então por Gestão de Projetos? De acordo com Project Management Institute (2013) gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.
O projeto ainda pode ser visto como um trabalho temporário para executar um serviço ou criar um produto, onde dever haver um constante controle e monitoramento.
Na Metal Jr. e mais especificamente na diretoria de projetos são adotadas essas definições, na imagem pode-se ver a visão de gerenciamento adotada na empresa. Tem-se etapas:
Avaliação: Onde se avalia a viabilidade e riscos do projeto.
Planejamento: Onde é feito um estudo sobre o projeto, um planejamento completo desde inicio ao fim do mesmo e é compilado tudo isso em uma proposta de projeto para o cliente.
Desenvolvimento: Onde se implementa o projeto contratado pelo cliente com qualidade sempre em check.
Analise Final: Onde analisamos o resultado final, comparamos com os esperados e propomos melhorias para o cliente.
Lembrando que o projeto tem inicio e fim e que cada etapa é controlada e monitorada constantemente por um gerente (Gestor) de projetos, formado na diretoria.
Nessa forma de organização o Gerente se torna parte essencial do projeto, portanto deve-se ficar de olho nas formações necessárias para o mesmo, para que dentro da empresa se forme esse profissional de forma eficaz. Para ser ter uma ideia do que é o gerente de projetos recorremos outra vez ao PMI(2013), segundo o Project Management Institute (2013) o gerente de projetos é a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto.
Ainda no PMI(2013) os gerentes de projetos são responsáveis pelo atendimento de necessidades: de tarefas, necessidades de equipe, e necessidades individuais. Na Metal Jr. nos vemos mais como “Parceiros” que auxiliam os projetos a acontecerem.
Para quem deseja seguir essa carreira dentro de sua EJ ou no mercado deve-se estar atento a algumas características. A gestão de projetos é uma área difícil, mas recompensadora, o profissional deve desenvolver um conhecimento técnico, de ferramentas e técnicas de gestão. Além disso, o profissional deve desenvolver um instinto de liderança, empatia, comunicação e saber lidar com crises. Aprender a se organizar e fazer com que todas as tarefas sejam bem distribuídas e cumpridas também é essencial.
Entretanto a EJ deve ter em mente que o trabalho do gerente de projetos só pode gerar resultados com toda a empresa trabalhando em equipe, sendo que a sintonia da empresa é de grande importância para que tanto o gerente quanto a empresa decolem em seus projetos.
Referências Bibliográficas
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). São Paulo: Project Management Inst-id, 2013
Gustavo Santos Galante
Diretor de Projetos
Metal Jr. - Consultoria e Projetos Metalúrgicos