Pesquisa de Clima Organizacional
O processo acelerado de mudanças exige o desenvolvimento de inovação e serviços de excelência nas organizações. Para a obtenção de bons resultados estas devem apostar em uma equipe engajada, motivada e satisfeita no ambiente de trabalho. Segundo, Machado e Goulart (2014), administrar o clima organizacional é fundamental para que as organizações agreguem seu capital intelectual e se mantenham competitivas no mercado.
Por isso, é importante que a área de RH atue de maneira eficaz com a realização de constantes avaliações e feedbacks a respeito dos objetivos individuais de cada colaborador, dentre as ferramentas utilizadas destaca-se a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO).
De acordo com, Missiunas (2012), o PCO é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois permite a análise interna e externa da organização e o acompanhamento do estado de satisfação e comprometimento dos funcionários. Esse tipo de avaliação constitui em um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, contribuindo para o conhecimento do funcionamento da empresa.
Importância do PCO
Através da Pesquisa de Clima Organizacional cria-se um meio de comunicação direta na qual toda a equipe tem oportunidade de opinar, sendo possível a identificação dos pontos a serem melhorados e o reconhecimento dos pontos fortes da organização. Além da oportunidade de engajamento e crescimento da equipe através dos planos de ação que alinham toda a empresa para objetivos específicos.
Realização da Pesquisa
Para alcançar resultados efetivos, é importante seguir algumas etapas na realização do PCO, como:
Definir bem os objetivos da pesquisa;
Considerar variáveis relevantes, como: comunicação, integração entre setores, condições de trabalho e outros fatores que diferenciam de acordo com a organização;
Participação de todos os colaboradores de diferentes setores, seja por meio de formulário ou entrevista, para que possam opinar, sugerir e/ou criticar;
Interpretação e analise de todos os dados coletados;
Identificar dos pontos fortes e dos a serem melhorados;
Elaboração de planos de ação;
Benefícios Alcançados
Aplicar o PCO resulta em inúmeras vantagens, como: desenvolvimento da equipe através realização de treinamentos, solução de conflitos internos e melhora na comunicação entre setores. Sendo possível a criação de um ambiente de trabalho agradável, aumentando diretamente a motivação de todos os colaboradores e os índices de produtividade da organização.
Referências:
MACHADO; R. Z.; GOULART M. M. A pesquisa de clima e sua importância como ferramenta estratégica de gestão para as organizações - um estudo comparativo no ramo da engenharia consultiva. Rio de Janeiro, RJ: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2014.
MISSIUNAS, R. C. A importância da análise do clima organizacional. Administradores, 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-importancia-da-analise-do-clima-organizacional/4940/> Acesso em: 13 de Maio de 2018.
SORIO, W. Pesquisa de Clima Organizacional. Portal do RH 2011. Disponível em:
<http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/7070/pesquisa-de-clima-organizacional.html> Acesso em: 13 de Maio de 2018.
Jessica Caetano Fortes Monteiro
Gerente de Gestão de Pessoas
Metal Jr. - Consultoria e Projetos Metalúrgicos