top of page

Reaproveitamento das Escórias Siderúrgicas

As escórias de aciaria e de alto-forno representam grande parte dos resíduos gerados em usinas siderúrgicas. Todavia, seu uso como insumo ou subproduto pode gerar inúmeras aplicações, gerando benefícios econômicos e reduzindo os impactos ambientais.


Várias pesquisas são desenvolvidas no sentido de buscar a aplicação desses resíduos em agregado para concreto, material vitro cerâmico, reutilização em processos siderúrgicos, lastro ferroviário, estruturas de contenção, aterros, fertilizantes, corretivo de solo, recifes artificiais, indústria de cimento, pavimentação, entre outras.


O setor que possui maior aplicação para a escória é o da construção civil. A produção de concreto usando as escórias de alto-forno melhoram as características gerais, pois absorvem pouca água. A adição de escória proporciona uma perda de calor mais lenta, devido à velocidade das reações químicas com este aditivo. A aplicação de escória granulada trazem as vantagens de uma maior resistência e maior durabilidade, ao concreto. E no caso do processo de fabricação de cimento, além das vantagens econômicas, a escória granulada reduz fortemente a emissão de CO2 durante o processo de produção.


Outro setor que têm tornado bastante frequente o uso de escórias é o agrícola. Esta atividade promove uma agricultura limpa, com melhoria da cadeia alimentar para os homens e animais. A escória, além de corrigir a acidez dos solos, atenua bastante as pragas e doenças do solo e das culturas agrícolas. Com a aplicação da escória como corretivo ou fertilizante, há um custo menor na produção de alimentos, melhorando o lucro do produtor rural e, a sua qualidade de vida.


A indústria siderúrgica é um grande causador do impacto ambiental. No caso das escórias, ocorre a necessidade de grandes áreas para o seu descarte, gerando a poluição. Contudo, recuperar essa escória e reutilizá-la contribui de forma efetiva para a diminuição dos impactos ambientais, reduzindo a contaminação do ar, do solo e das águas.

Referências:

SILVA, V.C. Estudo da viabilidade da utilização da escória de aciaria como matéria prima alternativa em novos produtos. 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2014.

SOUZA Jr., D.S. Estudo do comportamento de escórias de alto-forno a carvão vegetal produzidas a partir de ativação à quente. Escola de Engenharia Civil. UFMG. 2007.

SOUZA, E.B.O. Escórias de aciaria e resíduos de concretos refratários em componentes de pavimentação. Escola de Engenharia. Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. UFMG. 2007.

ALVES, J.O. Processo de reciclagem da escória de aciaria e do resíduo de corte do granito visando a produção de lã mineral. Dissertação de Mestrado. REDEMAT-UFOP. 2008.

BARBOSA, M. R. Caracterização geoambiental das escórias de aciaria de cinco estados brasileiros. Núcleo de Geotecnia. UFOP. 139 p. 2013.

SANTOS, D.H., MARINHO, A.L.B., BARROS, T.R., SILVA, G.J.B., PEIXOTO, R.A.F. Blocos de concreto produzidos com escória de aciaria para uso em alvenaria modular. Anais do 56º Congresso Brasileiro do Concreto. 2014.

Miguel Valadares Acipreste de Oliveira

Assessor de Mercado

Metal Jr. - Consultoria e Projetos Metalúrgicos


Em Destaque
Posts Recents
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page