top of page

Logística e Custo do Processo

Para Pereira (2005 apud Freitas, 2003) as estratégias de logística são ações de extrema importância para que a empresa mantenha competitividade no mercado e possa expandir suas fronteiras. No Brasil, por exemplo, a agricultura começou a ganhar força a partir de incentivos governamentais para a instalação de ferrovias, meio de transporte que evita desperdício de insumos, tempo de viagem e é de fácil manutenção.

Então, porque muitas empresar brasileiras tem dificuldade de manter competitividade frente a mercados internacionais? Dessa questão, vem o primeiro ponto de erro logístico: o pensamento a curto prazo. Em nosso pais a malha ferroviária atual basicamente é a mesma do século XIX, elas foram preteridas historicamente pela malha rodoviária, por esta possuir um menor custo instalação, contudo, a longo prazo, ela apresenta alto custo de manutenção, o que justifica o fato de várias rodovias nacionais estarem sucateadas.

Na Europa, por comparativo, as ferrovias passaram por um grande investimento durante os anos, possibilitando a interligação de vários países por esse meio de transporte, diminuindo, assim, os custos de produção das empresas e as mantendo com alta competitividade.

Para Neto e Junior (2011) a logística é vista como uma integração dos setores de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega dos produtos. Para eles é necessário que vários setores estejam em harmonia para que a empresa ande.


Na Metal Junior, a responsabilidade pelo custo dos processos e da administração logística é da Diretoria de Administrativo Financeiro e da Diretoria de Projetos. Internamente, há a preocupação com questões fiscais, legais, de aquisição de matérias primas mais em conta, da produção no ritmo correto, do envio do produto ao cliente e da satisfação do último.

A otimização do processo, portanto, passa por uma boa estratégia logística. Para Teixeira (2012) uma empresa que pretende reduzir seus custos deve primeiramente entender a sua forma de gerir seus processos internos a fim de buscar novas estratégias que venham acrescentar valor a empresa, podendo atingir seu objetivo. Cabe a cada gestor diagnosticas os seus grandes gargalos, organizar um plano logístico, ou terceirizar este serviço de alguma prestadora, afim de alcançar um custo competitivo no mercado. Ademais, deve-se procurar vantagens competitivas, afinal, qual é o grande diferencial da sua empresa?


Referências

NETO, Francisco Ferraes, JUNIOR, Mauricio Kuehne. Logística Empresarial.Disponível em: http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/empresarial/4.pdf. Acesso em: 03 Jul. de 2012.


PEREIRA, Loredane Aparecida Guimarães. A Importância da Eficiência Logística para o Posicionamento Competitivo das Empresas no Mercado Internacional. São Paulo, 2012. Disponível em: http://log.esalq.usp.br/home/uploadfiles/arquivo3948.pdf.


TEIXEIRA, Edson da Silva. A Importância da Logística como Ferramenta de Redução dos Custos Operacionais. 18 de dezembro de 2012. Disponível em:

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e- financas/a-importancia- da- logistica-como- ferramenta-de- reducao-dos- custos-operacionais/67918/

Mateus Assis Oliveira

Diretor Administrativo/Financeiro

Metal Jr. - Consultoria e Projetos Metalúrgicos


Em Destaque
Posts Recents
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page